Adaptável e facilmente integrável ao sistema SAP, a tecnologia da ControlXRM ajuda aeroportos em sua transformação digital.
A ControlXRM é líder no segmento aeroportuário brasileiro em gestão de varejo e hospitalidade. Estamos presentes em 36 aeroportos e estamos expandindo para a América Latina, tendo nossa solução já disponível em três idiomas: português, espanhol e inglês.
Neste artigo, vamos conhecer como surgiram as oportunidades no cenário aeroportuário e as novidades que vem por aí! Mas antes, vamos voltar um pouco no tempo para contextualizar sobre transformações importantes nos últimos anos.
Inframérica: como tudo começou
Em 2012, o Governo Federal conduzia o projeto de concessões de aeroportos no país. Foi nessa época que a concessionária Inframérica (maior operadora aeroportuária privada do mundo) arrematou o Aeroporto de Brasília e o Aeroporto Internacional de Natal.
Desde então, a administradora vem expandindo e modernizando os terminais, mudando o conceito de aeroportos no Brasil. Como exemplo dos avanços, o Aeroporto Internacional de Brasília se tornou o segundo maior terminal aéreo em movimentação de passageiros do país, recebendo cerca de 40 mil usuários todos os dias.
E como a ControlXRM ingressou nesse mercado?
Naquela época, já consolidada no setor de shopping centers, a ControlXRM vislumbrou e desbravou uma avenida absolutamente nova em termos de novos negócios e oportunidade, que foi o segmento aeroportuário.
“Embora semelhantes, estes mercados têm características particulares, detalhes comerciais, operacionais e contratuais que se diferenciam, principalmente no que tange ao maior controle do governo”, destaca Danilo Rodrigues da Silva, sócio e diretor de novos negócios da ControlXRM.
“Abraçamos o desafio e fizemos uma imersão no setor para entender o que um aeroporto necessitava diferentemente de outros empreendimentos comerciais”, complementa o executivo.
Assim, em 2017, após essa minuciosa análise, a ControlXRM identificou a necessidade premente por tecnologia de ponta e um sistema de gestão integrado, capaz de captar leads e monitorá-los automaticamente pelo funil de vendas, auditar as vendas nos diversos pontos de varejo e proporcionar um eficiente portal de atendimento aos cessionários. Desta forma, desenvolvemos a plataforma sob medida para o setor aeroportuário.
Como resultado, nossas soluções permitiram que a Inframerica tivesse um maior controle sobre seus processos, contribuindo para a melhoria de sua eficiência operacional e o aumento de sua rentabilidade.
Esta conquista reflete nosso compromisso com a excelência, bem como nossa capacidade de fornecer soluções de alta qualidade que agregam valor ao negócio dos nossos clientes.
CCR Aeroportos
O sucesso da parceria com a Inframérica fez com que outras empresas do setor aeroportuário passassem a se interessar pela tecnologia da ControlXRM, a exemplo da CCR Aeroportos.
Esta nova parceria começou com a implementação de nosso sistema no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, que possui capacidade ampla para 32 milhões de passageiros por ano.
A implantação da solução da ControlXRM no aeroporto possibilitou:
- Centralizar e gerenciar o fluxo de informações administrativas e comerciais;
- Melhorar processos internos, facilitando a comunicação entre os vários departamentos, cessionários e lojistas;
- Tornar as tomadas de decisões mais ágeis a partir da coleta automática de dados nos pontos de venda, como lojas e Free Shops (Duty Free), tanto gerenciais quanto fiscais;
- Máxima precisão no cálculo de Revenue Share;
- Controle de catering;
- Soluções para carga;
- Soluções para publicidade;
- Análise de indicadores PAX a partir de filtros, podendo cruzar dados como: R$/m², segmento, piso e tipo de operação, podendo ainda ser utilizado como variável de cálculo em variados tipos de cálculos;
- Controle de consumo e distribuição de combustível.
A Inframerica e a CCR permanecem como alguns dos clientes mais relevantes da ControlXRM no segmento aeroportuário, graças às constantes melhorias implementadas em nosso sistema para atender às suas necessidades, as quais foram aprimoradas ao longo dos anos em prol de uma maior eficiência e excelência operacional.
Expansão para países de língua espanhola
Nos últimos anos, temos investido significativamente na expansão para países de língua espanhola. Realizamos a implementação completa da nossa plataforma em dois novos idiomas (inglês e espanhol), a capacitação de nossa equipe para oferecer suporte em múltiplos idiomas e a adaptação de nossos horários de atendimento, garantindo que nossos clientes tenham sempre acesso a um suporte de máxima qualidade.
Estamos trabalhando na evolução contínua da plataforma para garantir que os processos de negócio sejam mais aderentes com os contratos estrangeiros.
E isso é apenas o começo do nosso voo internacional. Vem muitas outras novidades por aí. Continue acompanhando nosso blog para acompanhar tudo!