Na divisão por região, os melhores resultados foram nos centros comerciais do Centro-Oeste (+18,2%) e do Nordeste (+17,2%), enquanto os piores foram no Norte (+6,5%). O Sudeste (+14,8%) e o Sul (+14%) ficaram um pouco abaixo da média nacional.
Já o tíquete médio de vendas nos shoppings ficou em R$ 119,68 em janeiro, contra R$ 86,39 das lojas de rua, segundo dados do Monitoramento de Mercado Abrasce – Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce).
A associação diz que o número de frequentadores também aumentou em janeiro, o que contribuiu para o resultado positivo das vendas. O fluxo de pessoas cresceu 19,3% na comparação anual, segundo dados do IPEC e Mais Fluxo — a maior taxa mensal desde julho.
Glauco Humai, presidente da Abrasce, disse em nota que o setor vem demonstrando uma recuperação consistente das perdas da pandemia. Disse também que a normalização da atividade econômica e a queda do desemprego vem permitindo maior mobilidade de pessoas e de vendas nos shoppings.
“Fechamos 2022 com ótimos resultados e iniciamos este ano com uma boa performance. Estimamos alcançar um crescimento nas vendas de 14,6% ao longo de 2023. O aumento no fluxo de visitantes nos shoppings é um sinal positivo para o começo do ano”, afirmou Humai.