Inovação de ponta a ponta: Tema bastante discutido na NRF 2022, a inovação presente em lojas e shoppings ao redor do mundo também está no foco de varejistas e empreendimentos brasileiros. Mais do que operações simples de compra e venda ou ainda de fluxo de pessoas nos malls, a transformação e a evolução do setor nesse sentido demandam a criação de novas experiências para o consumidor, seja fazendo com que o cliente participe dos processos dentro da loja, como a criação de uma embalagem exclusiva para o produto que comprou, ou trazendo entretenimento para a jornada de compra, como áreas interativas nos corredores dos malls, por exemplo.
Em março de 2022, a Tok&Stok abriu sua primeira loja na Avenida Paulista, no Shopping Cidade São Paulo, com conceito Studio. Esse novo formato da marca oferece uma jornada mais fluida ao consumidor e reforça a estratégia omnichannel. Segundo Luciano Escobar, diretor de Expansão da Tok&Stok, essa é a segunda operação Studio aberta na capital paulista e a terceira inaugurada em 2022. “Nossa proposta é estar presente em locais que fazem parte da cultura brasileira e que estão ao alcance do nosso consumidor. Escolhemos o conceito Studio para marcar a nossa estreia na região, pois ele é um modelo pensado para imprimir mais velocidade ao crescimento da empresa nos próximos anos.”
O formato de loja oferece ainda experiência One Stop Shop em que o objetivo é o cliente encontrar tudo em um só lugar. A nova unidade da Tok&Stok conta com mais de cinco mil itens, possui um totem digital de venda, em que os clientes têm acesso ao portfólio completo, e ainda oferece o serviço Clique e Retire por meio de lockers. No ano passado, a marca já tinha inaugurado oito lojas Studio pelo país.
O Boticário inaugurou sua terceira flagship store do MorumbiShopping, em julho de 2021, com o conceito Boticário Lab, em que o consumidor pode contar com a consultoria de profissionais de cosmetologia como serviços de coloração pessoal com análise da coloração de pele, consultoria olfativa e customização de embalagens de presente. De acordo com Gustavo Fruges, diretor brand experience de O Boticário, houve investimentos em tecnologia e inovação em todas as frentes para sempre trazer algo que seja proprietário da marca. “Com a flagship, trazemos uma solução única, um verdadeiro convite para estimular os sentidos dos nossos consumidores, revolucionando a jornada de compra em que possam vivenciar experiências únicas e entender a construção e alquimia dos nossos produtos e serviços”, relata Fruges.
As lojas da LEGO sempre são um case à parte dentro e fora do país. É uma experiência tão envolvente que não dá vontade de ir embora e isso vale para todas as idades. Seguindo o plano de expansão, o Grupo Mcassab trouxe mais uma loja certificada LEGO com um formato ainda inédito na América do Sul para o Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, em novembro de 2021, sendo a 12ª loja da marca em shopping. “Novas experiências e um visual surpreendente são apenas algumas das peças usadas para a construção deste novo conceito que estamos trazendo para o Brasil”, relata Paulo Viana, head da operação LEGO® na MCassab e líder do projeto no país. Com o padrão internacional, a operação tem itens exclusivos, a conhecida modalidade para compra de peças avulsas e a opção de montagem de kit personalizado de Minifiguras. Em dezembro, a marca também abriu sua primeira loja de rua no país no bairro de Moema, na cidade de São Paulo, sendo a maior da América Latina.
Outras marcas também investiram na abertura de flagships no ano passado. A Vans escolheu o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, para inaugurar sua primeira brand show case store da América Latina com 250 m2 e dois andares. Os amantes do off the wall encontram coleções de tênis, vestuários, acessórios e uma skate shop completa. A NBA Store Arena também foi inaugurada no ano passado e virou operação de destino no Morumbi Town Shopping. É a maior loja da marca na América Latina com 1.500 m2 com espaços interativos, quadra oficial, rooftop exclusivo com restaurante, máquinas de arremessos e telas assinadas por artistas como Eduardo Kobra e muitos elementos que encantam os fãs do basquete.
Fonte:
https://revistashoppingcenters.com.br/inovacao/inovacao-de-ponta-a-ponta-no-varejo/