Inframerica é Premiado: A concessionária do Aeroporto de Brasília foi uma das 8 empresas destacadas com cases de sucesso na categoria Inovar.
Na primeira edição do prêmio realizado pela Gupy Destaca, empresa de recrutamento e seleção que avaliou exemplos de atividades de mais de 300 empresas participantes em todo o Brasil. Entre as quatro categorias, a concessionária do aeroporto foi premiada em duas, “Encantamento” e “Inovar”.
“Nos processos de Captação e Desenvolvimento e nas atividades de Gente e Gestão temos como prioridade o fato humano. Queremos que todos tenham algum contato com a Inframerica, seja por seu um funcionário ou um candidato a uma vaga, perceba esse cuidado. Trabalhamos todos os dias para instigar cada dia mais a sensação e a vontade de pertencer. Receber este prêmio é a comprovação dos nossos esforços para, como a categoria diz, encantar”, diz Diego Teixeira, gerente de Gente e Gestão e Tecnologia na Inframerica.
Encantamento
A Inframerica apresentou três projetos de comunicação interna que valorizam o funcionário e as atividades realizadas pelas áreas: o Diário de Bordo, Decola e o Gente Nossa. O Diário de Bordo é um grupo de WhatsApp para compartilhamento em diferentes formatos de fotos e vídeos que mostram o empenho e dedicação dos colaboradores da concessionária nas atividades do dia a dia.
O “Decola” é uma campanha elaborada para reconhecer o colaborador e comunicador sobre ascensões profissionais dentro da empresa. O funcionário promovido ganha um caricatura e um resumo da sua trajetória em um comunicado cheio de carinho e personalidade. Um bônus nas promoções!
Já o Gente Nossa conta, uma vez por semana, a história de um colaborador. Uma forma de valorizar e reconhecer e aproximar os funcionários.
Inovar
O processo de recrutamento para as vagas de Atendimento de Serviços ao Cliente na Inframerica foi escolhido entre todos os cases apresentados e reconhecidos na categoria ‘Inovar’. Apenas oito empresas tiveram cases reconhecidos.
Desde 2019, quando um candidato se inscrever para a vaga de Atendimento de Serviços ao Cliente e passa pela primeira etapa de avaliação do currículo, fit cultural e etapas de testes básicos, ele é submetido a um treinamento online e gratuito chamado “Jeito Inframerica de Encantar? Atendimento ao Cliente”. São 12 horas de curso ministrados pelo coordenador da área para capacitar, de forma básica, sobre as principais atribuições do cargo de um atendente. O curso rende um certificado que pode ser anexado ao currículo posteriormente.
Os candidatos admitidos já entram na Inframerica com o conhecimento necessário sobre os tipos de clientes do nosso negócio. As demais, passam a compor o banco de talento da empresa para vagas futuras. Todas recebem feedback individual elaborado pela empresa e o coordenador da vaga para que possam desenvolver suas habilidades.
Com essa iniciativa, independentemente de a pessoa ser contratada ou não, ela ganha um curso de atendimento básico, e o RH garante currículos já cientes sobre os desafios e expectativas da empresa. A iniciativa gera maior dinamismo, agilidade e assertividade no fechamento de novas vagas que possuam o mesmo perfil comportamental e técnico.
Outro diferencial que foi reconhecido no processo seletivo de Atendimento de Serviços ao Cliente é a preferência por pessoas com deficiência e/ou desempregadas.
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