Na semana do Dia dos Pais, as vendas em shopping centers apresentaram crescimento de 45,5% em relação à 2020, movimentando R$ 3,8 bilhões. Em comparação com 2019, as vendas atuais ficaram 8,3% acima do registrado naquele ano.
Os resultados foram obtidos por meio do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), elaborados pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) e contemplam apenas o varejo físico.
Os shoppings também registraram aumento no ticket médio em 2021, de R$ 193 reais, o que representa uma alta de 12,2% em relação ao ano passado, quando o setor apresentou um ticket médio de R$ 172 reais.
O presidente da Abrasce, Glauco Humai, destaca que o bom desempenho nas vendas do Dia dos Pais superou as expectativas dos shoppings, que apostaram em um crescimento de 32%. O executivo atribuiu a alta acentuada à maior flexibilização das medidas de distanciamento social e o avanço da vacinação contra a Covid-19. “Os consumidores estão se sentindo mais seguros para fazer suas compras e retomar hábitos como o de frequentar shoppings, ainda que com toda a cautela necessária. Esse resultado encoraja os empreendedores e os deixam mais otimistas quanto à retomada do setor como um todo”, afirma.
Vestuário, artigos esportivos, livrarias, papelarias e afins, móveis, eletroeletrônicos, chocolates, cosméticos e bebidas foram os artigos mais procurados para presentes.
Fonte: